Informativo
UPE - Universidade de Pernambuco

Edição #23 - 04/09/2023

A reitora da UPE, Profª Socorro Cavalcanti, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, a secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carolina Cabral, a presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Mariana Luz, a docente da UPE - Campus Mata Norte e coordenadora da residência, Profª Mirtes Lira, e outros gestores durante a cerimônia no Palácio do Campo das Princesas.

A UPE e o Governo de Pernambuco assinaram um protocolo de intenções com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), com o objetivo de ofertar o curso de Residência Intersetorial em Primeira Infância. A parceria também irá contribuir para a criação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil.

 

Neste início, o curso será ofertado a 150 servidores estaduais de nível superior, lotados nas secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. “Nós iremos garantir, de fato, a intersetorialidade com a construção da nossa própria rede materno infantil, a exemplo das maternidades, creches e equipamentos para unir todos os atores envolvidos no cuidado da primeira infância”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

 

O objetivo da formação é fortalecer o papel dos residentes como indutores qualificados para a implementação de políticas públicas para a Primeira Infância, com atuação em todo o Estado, reforçando entre os profissionais matriculados a importância desta primeira fase da vida no desenvolvimento integral das crianças. “A UPE, com sua capilaridade, conseguirá atender demandas e profissionais de diferentes localidades do Estado de Pernambuco. As pesquisas desenvolvidas pelos nossos docentes serão fundamentais para os debates sobre a primeira infância, com a possibilidade de formar multiplicadores sobre a temática”, enfatizou a reitora da UPE, Profª Socorro Cavalcanti.

 

MAIS INFORMAÇÕES >>

A reitora da UPE, Socorro Cavalcanti, o prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai, a docente da POLI-UPE, Márcia Macedo, e representantes da Associação Comercial de Pernambuco e da AMUPE durante a premiação, no 6º Congresso Pernambucano de Municípios.

Durante o 6º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), o app “Cabrobó na Palma da Mão”, desenvolvido por estudantes e docentes da UPE, foi premiado no concurso “Boas Práticas de Gestão Municipal”, na categoria Tecnologia e Inovação.

 

Através do aplicativo, os moradores de Cabrobó têm acesso aos serviços públicos, notícias locais, eventos culturais, informações de saúde e muito mais. O projeto é coordenado pela Profª Márcia Macedo, docente da POLI-UPE. “O reconhecimento da AMUPE incentiva docentes, pesquisadores e estudantes, no desenvolvimento de boas práticas para os municípios de Pernambuco”, declarou a reitora da UPE, Profª Socorro Cavalcanti.

 

VEJA MAIS >>

Imagem com ilustrações simbolizando um cientista e vários equipamentos de laboratório

Nesta quinta-feira (31/08), durante o Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, realizado em Manaus, foi anunciada a ampliação do número de bolsas de iniciação científica. Com isso, a UPE passará a ter:

  1. 134 bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC);
  2. 18 do PIBIC - Ensino Médio;
  3. 30 do PIBIC - Ações Afirmativas;
  4. 8 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

O aumento totaliza um crescimento de 35 bolsas. O destaque da ampliação está para as bolsas PIBIC-AF, que teve a ampliação de 1 para 30 bolsas. Para o PIBITI, o crescimento será de 4 para 8 bolsas.

 

“É uma notícia importante, que colabora com a ampliação das atividades de pesquisas dos estudantes. Ressaltamos que também aumentamos as bolsas de iniciação científica do Programa de Fortalecimento Acadêmico da UPE, que para 2023 disponibilizará 120 bolsas aos discentes”, destacou o Prof. Carmelo Bastos, Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação.

 

Com os novos números, a UPE terá 310 bolsas para distribuir entre os estudantes.

 

VEJA MAIS >>

A imagem mostra a foto de um celular. A tela do aparelho exibe a página do YouTube da UPE.

A pesquisa da Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional - COBRADI 2022 deve ser preenchida pelos docentes e técnicos-administrativos da UPE que participam de ações de internacionalização (projetos, aulas, palestras, cooperações, etc.) até 10 de setembro.

 

Tire suas dúvidas sobre o formulário no vídeo explicativo gravado pela Profª Emilia Rabbani, Gerente de Pós-graduação Stricto Sensu da PROPEGI.

 

ASSISTA NO YOUTUBE >>

Notícias

A abertura da Semana Universitária UPE 2023 será no dia 26 de setembro, no Auditório da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, no Campus Santo Amaro. Confira a programação!

Editais

Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) - Exame Nacional de Acesso 2024

A UPE oferece 16 vagas para professores de História da rede pública. Inscrições abertas até 10/10/2023

Edital PROEC 16/2023 - Festival Viva UPE

Inscrições até 01/10/2023


Gostou desta edição do Informativo UPE?

Não gostei

Não

Razoável

Razoável

Muito bom!

Gostei!

Documentos oficiais

Twitter @upeoficial_Instagram @upeoficial_Threads @upeoficial_LinkedInYouTube @upeoficial_Facebook @universidadepernambucoSpotifyRádio Web UPESite Oficial da UPE

Expediente

Reitora: Maria do Socorro Cavalcanti. Vice-Reitor: José Roberto Cavalcanti. Coordenador de Comunicação: Carlos André Moura. Assessora de Comunicação: Arine Lyra. Jornalistas: Marília Falcão e Rafaela Quintino. Produção Audiovisual: Bárbara Ramos. Comunicação Digital: Anizio Silva. Assessoria de Comunicação: (81) 3183.3769 | imprensa@upe.br

UPE - Universidade de Pernambuco

Avenida Agamenon Magalhães, S/N
Santo Amaro - Recife - PE
CEP 50100-010
Fone: +55 81 3183.3674